Sabia que cerca de 70% dos pacientes infectados com o novo coronavírus relatam sequelas que vão desde sintomas mais leves até complicações mais graves? Estamos falando da chamada Long Covid ou Late Covid (Síndrome Pós-Covid-19, em uma tradução livre).
A Síndrome Pós-Covid é um conjunto de problemas de saúde cada vez mais frequente em meio a pandemia que estamos vivendo. As sequelas podem apresentar diversos tipos de natureza, tais como: cardiológica, neurológica, hematológica, dermatológica ou psicológica.
Essas sequelas podem, inclusive, se manifestar em qualquer indivíduo que tenha contato com o vírus, mesmo os desprovidos de sintomas depois da infecção (assintomáticos). Aliás, os estudos científicos de instituições como Hopkins Medicine, Fiocruz e SBC têm sido unânimes ao demonstrar que a Síndrome Pós-Covid-19 afeta, de maneira recorrente, a qualidade de vida de milhares de pacientes em todo o mundo.
Leia também: Tive Covid-19: corro o risco de desenvolver trombose?
Formas variadas da Síndrome Pós-Covid-19
De acordo com especialistas em infectologia, o novo coronavírus é capaz de atingir, agudamente, muitos órgãos do corpo humano (ex: coração, pulmão e os vasos sanguíneos). As sequelas provocadas pela Síndrome-Pós-Covid-19, por sua vez, podem se manifestar nos pacientes das mais diversas formas. Um número considerável de pessoas infectadas acaba acometido, por exemplo, dores de cabeça, tosse persistente e fibrose nos rins.
Coração e pulmão
Em decorrência de complicações relacionadas à Covid-19, o coração pode sofrer complicações em longo prazo, o que inclui arritmias, miocardite e fibrose miocárdica, muitas vezes associadas a falta de ar.
Os pacientes atingidos pelas formas mais graves da Covid-19 também sofrem, frequentemente, de fibrose pulmonar, uma alteração crônica cujas cicatrizes preenchem uma antiga inflamação, tornam o órgão mais rígido e comprometem a realização de funções normais. Uma de suas principais consequências é a queda dos índices de oxigênio no sangue, também conhecida como hipoxemia.
Perda de olfato e paladar
Certamente você já ouviu falar que a parosmia, ou seja, a perda ou alteração do olfato e paladar é uma das sequelas mais conhecidas da Síndrome-Pós-Covid-19. Já foi constatado que essas mudanças ocorrem por conta da destruição, por meio de inchaço, de células situadas na região do nariz. Conheça alguns dos principais sintomas nesse sentido:
– Hiposmia: quando se trata apenas de uma redução do olfato e do paladar;
– Anosmia: quando a perda é total; – Parosmia: acontece durante a recuperação desses sintomas, quando o próprio organismo está se regenerando de forma espontânea. O paciente passa a sentir cheiros e sabores estranhos ou a identificar alterações na própria memória olfativa, que afeta também o paladar.

Síndrome Pós-Covid-19: principais sequelas
A OMS (Organização Mundial da Saúde) listou os sintomas mais comuns da Síndrome Pós-Covid-19, de acordo com cada sistema do organismo afetado:
1. Sintomas respiratórios e cardiovasculares
- Falta de ar;
- Tosse;
- Aperto no peito;
- Dor no peito;
- Palpitações.
2. Sintomas generalizados
- Fadiga;
- Febre;
- Dor.
3. Sintomas neurológicos
- Comprometimento cognitivo (“névoa do cérebro”, perda de concentração ou problemas de memória);
- Dor de cabeça;
- Distúrbios de sono;
- Alfinetes e agulhas ou dormência (em qualquer parte do corpo);
- Tontura;
- Delirium (em pessoas idosas).
4. Sintomas gastrointestinais (sistema digestivo)
- Dor abdominal;
- Náusea;
- Diarreia;
- Anorexia e apetite reduzido (em pessoas mais velhas);
- Perda de peso.
5. Sintomas musculoesqueléticos
- Dor nas articulações;
- Dor muscular.
6. Sintomas psicológicos/psiquiátricos
- Sintomas de depressão;
- Sintomas de ansiedade.
7. Sintomas de ouvido, nariz e garganta
- Zumbido;
- Dor de ouvido;
- Dor de garganta;
- Perda de paladar e / ou cheiro (parosmia).
8. Sintomas dermatológicos
- Erupções cutâneas.

Saúde mental e Síndrome Pós-Covid-19
As sequelas psicológicas e neurológicas também são muito frequentes em relação a Síndrome Pós-Covid-19. É preciso estar atento (a) aos sinais, muitas vezes sutis, de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático, problemas que são registrados em até 40% dos pacientes recuperados. Já as pessoas que sofriam com estes transtornos antes da infecção pelo novo coronavírus, correm o risco de tê-los agravados.
Um trabalho científico publicado em março deste ano na conceituada revista Nature, identificou mudanças nas células e vasos cerebrais provocadas pela Covid-19, associando-as a neuropatologias, o que pode causar à inflamação nas células de suporte (responsáveis pela formação de tecidos), bem como nas artérias do cérebro.
Leia também: A importância da consulta nutricional para o autocuidado
A Angioclam listou os seguintes sintomas (em nível psicológico e neurológico) para você prestar a atenção em relação à Síndrome Pós-Covid-19:
- Perda de olfato e paladar;
- Dificuldade de concentração;
- Perda de memória;
- Dores de cabeça;
- Insônia;
- Tonturas;
- Fadiga.
Você sabia?
Estudos científicos têm demostrado que as mulheres são mais propensas a desenvolver a Síndrome pós-Covid-19. A hipótese está relacionada a diferente resposta imune dos organismos de pessoas do sexo feminino, quando comparada a dos homens.
Caso você esteja apresentando alguns dos sintomas mencionados neste artigo, procure um médico, de preferência da Angioclam, para que ele/a possa lhe orientar quanto à necessidade de exames, tratamentos e avaliações com foco na reabilitação.
E lembre-se sempre: apesar do avanço da vacinação em todo o mundo, a pandemia ainda não terminou. Siga usando máscara, respeitando o distanciamento, lavando bem as mãos com sabonete e álcool gel, e evitando aglomerações. Ah, e complete o mais rapidamente possível seu esquema vacinal.
Para marcar uma consulta com os profissionais da Angioclam, entre em contato:
(71) 99276.0320/3612.8383