Novidades da Angioclam

5 tipos de tratamento para varizes que você precisa conhecer

5, janeiro 2022 | Notícias

Você tem varizes? Caso você sofra com este problema ou conheça alguém próximo nessa condição, este mais novo artigo da Angioclam chega em boa hora ao seu encontro. É que hoje vamos falar de cinco tipos muito importantes de tratamento.

As varizes são definidas como veias dilatadas e doentes maiores que 3 milímetros de diâmetro. Elas não devem ser confundidas com aqueles pequenos vasos que provocam, frequentemente, insatisfação estética, denominados cientificamente de telangiectasias e veias reticulares, os populares “vasinhos”.

Falando nisso é importante observar que as varizes vão muito além de questões estéticas, uma vez que representam, principalmente, um problema de saúde. Claro que, uma vez devidamente tratadas, estas duas complicações acabam sendo solucionadas – o que é muito bom tanto para o corpo como para a autoestima, concorda?

 Quais são as causas das varizes?

Diversos fatores são capazes de desencadear as varizes, entre os quais destacamos a predisposição genética, idade avançada, obesidade, uso de anticoncepcionais e gravidez. Nos casos mais graves, entretanto, elas podem indicar relação com anormalidade dos vasos sanguíneos, coágulos de sangue e tumores.

Contudo, um diagnóstico preciso só pode ser feito por um angiologista/cirurgião vascular, especialista que é capaz de fazer uma avaliação individual mais adequada e, a partir disso, indicar qual tratamento para varizes deve ser adotado.

Tratamentos para varizes incluem técnicas minimamente invasivas
Tratamentos para varizes incluem técnicas minimamente invasivas

Como funciona o tratamento para varizes?

Uma boa notícia em relação a este tema é que houve uma evolução considerável acerca do tratamento para varizes nos últimos anos, graças ao aperfeiçoamento de técnicas minimamente invasivas, que vieram a se somar a técnica convencional já consagrada.

A Angioclam, que é especializada no assunto, listou cinco tipos de tratamento para varizes que você precisa conhecer:

1. Endolaser

O Endolaser é uma técnica minimamente invasiva que permite o tratamento de pacientes com varizes os quais apresentam alteração da veia safena. Essa metodologia substitui a técnica convencional, centrada na retirada cirúrgica dessa veia, em casos selecionados.

Na maioria dos pacientes candidatos, é possível, através de um pequeno furo na pele, introduzir uma fibra ligada a um equipamento de laser, guiada pelo ultrassom vascular, realizando assim o tratamento da veia safena e, às vezes, de outras varizes existentes. Isso é possível através da energia térmica liberada pelo laser. Esta técnica apresenta melhor resultado estético (quase sempre sem cicatriz) e excelente recuperação pós-operatória, com rápido retorno
às atividades;

2. Espuma Ecoguiada

A Espuma Ecoguiada também substitui a cirurgia convencional de varizes em alguns pacientes, principalmente nos casos avançados, classificados como graus 4, 5 e 6 na classificação CEAP internacional. Essa técnica consiste em injeções de espuma apropriada no interior das veias doentes, com auxílio de ultrassonografia vascular, causando destruição química das varizes ou da veia safena doente. Uma de suas principais vantagens é que, ao contrário da cirurgia, pode ser realizada no consultório, sem a necessidade de internação hospitalar;

Houve uma evolução considerável acerca do tratamento para varizes nos últimos anos

3. Laser Transdérmico

O Laser Transdérmico é utilizado para o tratamento dos chamados vasinhos, ou seja, como já observamos no início deste artigo, estamos falando daquelas pequenas veias com tamanho inferior a três milímetros.

Funciona assim: o angiologista realiza disparos diretos nos vasinhos através do handpiece, espécie de pistola manual ligada a um equipamento especifico de Laser Transdérmico apropriado para este método. A energia do laser atravessa a pele e atinge os vasinhos, eliminando-os. Esta técnica frequentemente é associada a outras metodologias (como a crio ou escleroterapia) para potencializar os resultados. A indicação deste método depende, dentre outros fatores, da análise do tipo de pele do paciente;

4. Crioescleroterapia

Trata-se da união entre o resfriamento da pele com jato de ar ultrafrio e/ou do agente esclerosante com a injeção de substâncias no interior dos vasinhos com o objetivo de tratá-los (escleroterapia).

Os agentes esclerosantes podem ser líquidos ou espumosos. Os mais usados são: glicose hipertônica e espuma de polidocanol. É fundamental a escolha do agente e da melhor diluição, de acordo com o número e tipo de vasos do paciente, bem como o modelo de pele. Comparada a escleroterapia tradicional, apresenta, em geral, menos dor, menor reação inflamatória e possibilidade de potencialização dos resultados.

5. Microcirurgia de Varizes Convencional

Indicada com frequência pelos médicos, a Microcirurgia de Varizes Convencional segue considerada um ótimo tratamento. Ela pode, inclusive, ser relacionada ao Endolaser e à Espuma no sentido de obter resultados mais eficazes – mas isso pode variar de acordo com cada paciente e também depende da avaliação feita pelo especialista.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha adquirido um conteúdo relevante e útil sobre o tratamento para varizes. Caso seja de Salvador e Região Metropolitana e esteja sofrendo com este problema, saiba que a Angioclam pode lhe ajudar.

Agende a sua consulta agora mesmo.

OUTROS POSTS