Exames e Procedimentos

Angiologia e Cirurgia Vascular

Exames

Doppler Vascular Colorido (DUPLEX-SCAN)

Doppler vascular colorido ou Duplex scan é um exame não invasivo de fundamental importância no diagnóstico e planejamento do tratamento de doenças vasculares , tais como : varizes , tromboses arteriais e venosas , aneurismas , doença carotídea , doença aterosclerótica dos membros inferiores e outras. O duplex scan proporciona uma investigação completa do sistema circulatório de diversas regiões do organismo , pois alia a imagem de ultrassonografia ao Doppler colorido , permitindo não somente a visualização dos vasos, como também o estudo da sua função, através de medidas da velocidade do fluxo sanguíneo e outras medidas.

Doppler vascular colorido ou Duplex scan – tipos: *Carótidas e vertebrais, *venoso dos membros inferiores , *arterial dos membros inferiores , *venoso dos membros superiores , *arterial dos membros superiores , *de vasos cervicais , *de artérias renais.

Prazo de entrega do resultado : 10 a 15 minutos após a realização do exame.

Fleboscopia

Exame realizado pelo angiologista para visualização direta das varizes e vasinhos com projeção de imagem na pele do paciente. Ajuda no planejamento fleboestetico do caso em questão e também na ilustração e demonstração do tratamento , facilitando a demonstração do plano de tratamento ao paciente. É utilizada tanto no consultório quanto no centro cirúrgico antes do procedimento potencializando os resultados. Muito utilizada como método auxiliar na cirurgia , tratamento de laser transdermico e outros .

Existe diversos métodos de Fleboscopia , dentre eles a transiluminacao com luz de Led utilizando os equipamentos veinlight e veinexplorer e os metodos de realidade aumentada com a utilização do accuvein .

Ultrassonografia

Tratamentos

Crioescleroterapia

Técnica que une o resfriamento da pele com jato de ar ultrafrio e/ ou resfriamento do agente esclerosante, com a escleroterapia (injeção de substancias no interior dos vasinhos para tratamento dos mesmos). Os agentes esclerosantes podem ser líquidos ou em forma de espuma. Os mais usados são: glicose hipertônica e espuma de polidocanol. É fundamental a escolha do agente e da melhor diluição, de acordo com o numero e tipo de vasos do paciente, bem como o tipo de pele. Comparada a escleroterapia convencional, apresenta, em geral, menos dor, menor reação inflamatória e possibilidade de potencialização dos resultados.

Endolaser

Técnica minimamente invasiva que permite o tratamento de pacientes com varizes e que apresentam alteração da veia safena. Substitui a técnica convencional que consiste na retirada cirúrgica desta veia, em casos selecionados. Na maioria dos pacientes candidatos, é possível, através de um pequeno furo na pele, introduzir uma fibra ligada a um equipamento de laser, guiadapelo ultrassom vascular, realizando assim o tratamento da veia safena e, às vezes,de outras varizes existentes, através da energia térmica liberada pelo laser. Esta técnica apresenta melhor resultado estético (quase sempre sem cicatriz) e excelente recuperação pós-operatória, com rápido retorno as atividades.

Espuma ecoguiada

Substitui a cirurgia convencional de varizes em alguns pacientes, principalmente nos casos avançados, classificados como graus 4, 5 e 6 na classificação CEAP internacional. Consiste em injeções de espuma apropriada no interior das veias doentes, com auxilio de ultrassonografia vascular, causando destruição química das varizes ou da veia safena doente. Ao contrario da cirurgia, pode ser realizada no consultório, sem a necessidade de internação hospitalar.

Laser TransdÉrmico

Tipo de laser utilizado para o tratamento dos vasinhos < 3 mm (reticulares e telangiectasias). O Angiologista realiza disparos diretos nos vasinhos através do handpiece, espécie de pistola manual ligada a um equipamento especifico de laser transdermico apropriado para este método. A energia do laser atravessa a pele e atinge os vasinhos, eliminando-os. Esta técnica frequentemente é associada a outras técnicas como a crio ou escleroterapia para potencializar os resultados. A indicação deste método depende, dentre outros fatores, da analise do tipo de pele do paciente.

Micro cirurgia de Varizes convencional

Mesmo com o surgimento de novas técnicas como o Endolaser e a Espuma Ecoguiada, descritas acima, a Microcirurgia Convencional ainda persiste como um excelente tratamento, com ótimos resultados e ainda é indicada com frequência. Pode ser associada ao Endolaser e a Espuma, para obtenção de melhores resultados a depender do paciente e da avaliação do Angiologista/ Cirurgião Vascular.