Novidades da Angioclam

A importância da consulta nutricional para o autocuidado

1, setembro 2021 | Notícias

A consulta nutricional é de fundamental importância para o autocuidado da população, uma vez que a alimentação exerce um papel crucial em relação à saúde das pessoas. Nesse sentido, o profissional nutricionista é o especialista mais indicado para auxiliar os indivíduos por meio de avaliações e planejamentos voltados à elaboração de dietas saudáveis, cuja base seja a educação alimentar.

Com o objetivo de explicar melhor a importância da consulta nutricional para o autocuidado, ouvimos, recentemente, a Dra. Bartira Rios, nutricionista que compõe o time de especialistas da Angioclam. Nesta entrevista, ela detalha pontos relevantes e esclarece dúvidas muito frequentes entre as pessoas quando o assunto é se devem ou não consultar um profissional dessa área.

Como funciona uma consulta nutricional?

Bartira Rios: Tudo começa na pré-consulta, que é um questionário para reunir algumas informações importantes que serão utilizadas na consulta. Com a resposta da mesma, posso individualizar e direcionar ainda mais o atendimento.

A primeira consulta leva, em média, de 1h a 1h30, e o foco principal é entender a “dor” do paciente. Levo em consideração o histórico pessoal e familiar, histórico de dietas, sinais e sintomas, recordatório alimentar, atividade física, hábitos e gostos alimentares. Analiso os exames bioquímicos e explico ao paciente. Também realizo a avaliação física completa com circunferência, as sete medidas corporais e\ou bioimpedância. Juntos traçamos metas e explico quais são as primeiras estratégias, bem como o planejamento em longo prazo.

De acordo com a sua experiência, o que não pode faltar na primeira consulta nutricional (exames, etc)?

Histórico, dificuldades, desejos e necessidades. Gosto de pensar que a primeira consulta serve para conhecer melhor o paciente. Os exames bioquímicos também são de suma importância para analisarmos o que está acontecendo “por dentro” do paciente.

Bartira Rios
Bartira Rios esclarece principais dúvidas quanto a consulta nutricional/Foto: Divulgação

Como funciona a Anamnese?

A anamnese começa com o questionário de pré-consulta, onde reúno informações importantes acerca de sinais, sintomas e hábitos de vida. Faço uma investigação completa do histórico de vida do paciente, doenças na infância, tipo de parto, amamentação, composição corporal ao longo da vida, doenças na família, hábitos intestinais e urinários, preferências e aversões alimentares, tudo para que o plano alimentar e a suplementação sejam individualizados, e supram todas as necessidades e expectativa do paciente.

O que um planejamento alimentar precisa para ser eficiente?

Individualização, harmonização e respeito pelas preferências e aversões do paciente, além de sabor e cor.

Quais são as principais dúvidas que as pessoas costumam ter na primeira consulta nutricional?

Na minha prática clínica percebo muitas dúvidas a respeito dos exames bioquímicos (exames de sangue).

Cada pessoa recebe um plano personalizado, individual, ou já há padrões mais gerais definidos?

Cada plano alimentar é único, respeitando a individualidade e necessidade de cada paciente.

primavera do autocuidado angioclam

Angioclam e Move custeiam a sua consulta inicial com a nutricionista para que você possa dar o primeiro passo na prática do autocuidado.

Primavera do autocuidado na Angioclam

Com a chegada da primavera é comum iniciarmos a reflexão sobre equilíbrio e o que realmente é relevante na nossa vida. A Angioclam considera a continuidade do cuidado muito relevante para o controle da saúde. Durante o dia a dia praticamos a nossa missão que é cuidar de pessoas por toda a vida através de um atendimento acolhedor e humanizado, pois o nosso propósito é engajar os nossos pacientes no autocuidado.

Inspirada na junção da primavera com a missão institucional, a Angioclam, em parceria com o MOVE, irá investir na sua saúde, custeando a sua consulta inicial com a nutricionista para que você possa dar o primeiro passo na prática do autocuidado.

Aproveite esta oportunidade: Primavera do Autocuidado

OUTROS POSTS