Novidades da Angioclam

Saiba o que é cardiopediatria e como esta especialidade ajuda na prevenção da saúde infanto-juvenil

26, maio 2021 | Notícias

O que é cardiopediatria? No Brasil, mesmo com um número representativo de profissionais, a especialidade Cardiopediatria ainda é muito pouco conhecida pela população. O cardiopediatra é o especialista que cuida de doenças relacionadas ao coração de crianças e adolescentes.

Essas doenças já podem existir desde o nascimento (congênito), acompanhando o paciente até a fase adulta, como também pelas doenças cardíacas que podem ser adquiridas com o passar dos anos. Exemplos dessas patologias são: arritmias, pressão alta, elevação do colesterol, entre outras.

Leia também: Práticas de autocuidado: como se tornar o protagonista do autocuidado na sua vida?

Para começar precisamos falar que, ao contrário do que o senso comum propaga, visitar o cardiologista não é uma necessidade somente dos adultos, e não deve acontecer só quando houver a suspeita de algo de errado. A visita ao médico especialista é extremamente importante, principalmente na ação da prevenção.

Você sabia que, segundo o Ministério da Saúde, no Brasil são registradas, anualmente, quase 30 mil crianças com doenças cardíacas adquiridas logo ao nascer? Desse modo, as chamadas “cardiopatias congênitas” representam 6% da mortalidade infantil antes mesmo da criança alcançar os 12 meses de vida.

Em outro estudo, realizado pela Associação Pan-americana de Saúde (Opas), números alarmantes revelam que cerca de oito milhões de recém-nascidos já vêm ao mundo com alguma grave anomalia congênita. Além disso, essas pesquisas ainda apontam que 37% dos recém-nascidos, infelizmente, não completam cinco anos.

médico apertando a mão de criança sorrindo no leito após tratamento
O acompanhamento médico precisa ser realizado como forma de autocuidado

Quem é o cardiologista pediátrico?

Depois de entender melhor o que é cardiopadiatria, é importante ressaltar quem é o cardiologista pediátrico e como ele atua. Para iniciar, podemos informar que o médico pediátrico é especializado em detectar anomalias na estrutura do coração de crianças e adolescentes.

Se houver uma comparação, a formação cardíaca de crianças é totalmente diferente da formação dos adultos, começando desde os aspectos relacionados ao ritmo de batimentos, indo até outras características, como peso e tamanho do músculo do coração.

É exatamente nesse momento em que o profissional especializado faz toda a diferença. Esse médico é preparado para analisar e avaliar qualquer problema encontrado e traçar as melhores formas de lidar com eles.

Dessa forma, listamos as principais funções de um cardiologista infantil para que possa ser entendida a necessidade desse profissional e a sua atuação no autocuidado do paciente. (:)

  1. Acompanha o desenvolvimento do pequeno, desde o ventre, praticando já o autocuidado, tendo o olhar profissional para identificar possíveis tendências de desenvolver problemas cardíacos;
  2. Solicita exames laboratoriais ou de imagens importantes para realizar o acompanhamento;
  3. Avalia, inicialmente, a necessidade ou não de cirurgias para correção de possíveis disfunções no músculo;
  4. Pode diagnosticar e tratar doenças cardíacas, que já podem vir junto ao nascimento da criança ou ser adquirida ao longo dos anos.

Como identificar quando seu filho precisa de um cardiologista pediátrico?

Neste ponto do artigo, percebemos que é de grande importância a consulta com esse especialista, para que a saúde da criança e do adolescente continue sendo prioridade. Dessa forma, confira cinco dicas importantes que podem indicar que o seu filho precisa de uma consulta:

  1. Pele azulada na criança;
  2. Falta de ar durante o repouso do bebê;
  3. Batimentos cardíacos muito fortes ou lentos demais;
  4. Cansaço com mais facilidade em relação as outras crianças;
  5. Tontura ou desmaio.

Confira como a Angioclam pode te ajudar.

Com atendimento acolhedor e individualizado, a Angioclam realiza atendimento em diversas áreas de saúde, como: Cardiologia, Dermatologia, Hematologia, Nutrição e Fisioterapia, entre outros, e claro, com atendimento individualizado, contínuo e preventivo.

Fale conosco: (71) 99276-0320 / (71) 3612-8383 / contato@angioclam.com.br

Agende seu contato: Agendar no MOVE EXPERIENCE

OUTROS POSTS