Novidades da Angioclam

Práticas de autocuidado: como se tornar o protagonista do autocuidado na sua vida?

2, março 2021 | Dicas, Notícias

Você costuma acompanhar como está a sua saúde? Pois saiba que esse é um hábito muito importante. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), morrem cerca de 289 mil pessoas por ano de doenças cardiovasculares. Estudo inédito realizado pela Revista científica Preventing Chronic Disease revela que aproximadamente 168 mil mortes, por ano no Brasil, são atribuíveis ao excesso de peso e à obesidade. E você, o que está esperando para começar as práticas de autocuidado?

Muito se fala sobre práticas de autocuidado, mas porque será tão pouco praticado e vivenciado? Sem dúvida cuidar de nós mesmos pode ser um desafio e tanto, pois somos diariamente atropelados pelas demandas que envolvem o nosso trabalho, nossa família e mal dá tempo de olhar para as nossas necessidades. Porém, é necessário que seja reservado um tempo para nós mesmos, afim de ouvirmos as necessidades do nosso corpo e nossa mente.

Como manter a mente e o corpor em equilíbrio
Como manter a mente e o corpor em equilíbrio

Mas será que sabemos mesmo o que é o autocuidado? Se formos pesquisar um pouco mais a fundo, iremos perceber que o autocuidado é uma mistura de atitudes no cuidado de si próprio. É dar vazão as emoções, na tentativa de solucionar, ou pelo menos entender, situações e incômodos. E, claro, existem os tipos de autocuidado: social, emocional, físico e mental.

  • Social:

O primeiro passo aqui é entender que cuidar de si não é um pensamento ou uma ação egoísta. É muito importante que nós possamos estar envolvidos de pessoas que nos apoiam. Isolar não é saída para manter as práticas de autocuidado em dia.

  • Emocional:

Não dá para descuidar da mente e dos sentimentos. Uma coisa está totalmente atrelada a outra. Existem práticas extremamente importantes e uma delas é praticar o autoperdão. Perdoar-se traz leveza e nos condiciona ao crescimento.

  • Físico:

Cuidar do corpo, praticar exercícios, dormir bem e manter uma alimentação saudável. Essa junção é infalível para você alcançar o que deseja.

  • Mental:

Já pensou em se perguntar o porquê de pensamentos estranhos e que você não reconhece? Pois é, cuidar do cognitivo e dar abertura ao conhecimento, se permitir momentos de lazer, realizar uma boa leitura. Tudo isso irá te ajudar na busca do autoconhecimento.

Atividade física como aliada na prática do autocuidado
Atividade física como aliada na prática do autocuidado

Práticas de autocuidado: pratique a leveza no seu dia a dia.

E vale lembrar: As práticas de autocuidado não devem ser vistas como mais uma tarefa que você deve desempenhar ao longo do dia, ou uma prática que gera culpa. É necessário que dentro desse processo tenhamos um olhar mais gentil conosco mesmo. É importante ir no tempo de cada um e não apressar as etapas. Confira algumas sugestões de práticas para inspirar você nesse processo.

  • Escute o seu corpo. Essa dica pode nortear todas as práticas, uma vez que não há uma dica que seja universal para todos. Reserve um momento consigo mesmo e abra um canal de comunicação entre você e o seu corpo. Essa prática é necessária para começar as práticas do autocuidado;
  • Atividades como exercícios físicos podem ajudar. Elas atuam diretamente no combate ao estresse, ansiedade e depressão. E claro, não dá para esquecer que mente e corpo andam juntos;
  • Faça terapia. Essa ajuda profissional é valiosa, ajudando o indivíduo na compreensão de si próprio, suas tomadas de decisão e consequentemente ter uma vida com mais qualidade mental e emocional;
  • Esteja perto da natureza. A natureza é uma ótima forma poderosa de recarregar a energias. Na correria do dia a dia a presença da natureza é muito pouco notada. Coloque os pés na grama, sinta a água do mar. Viva intensamente esse momento conexão com o seu eu.
  • Crie o hábito da alimentação saudável. É necessário ingerir alimentos que contenham vitaminas necessárias para o reabastecimento e equilíbrio do corpo. Isso não é sinônimo de restrições, mas sim de estabelecer o vínculo com comidas saborosas e saudáveis.

E por último, mas não menos importante, ame-se. As práticas de autocuidado nada valem se não olharmos para nós com mais amor, carinho e respeito. Amar-se é uma construção diária. É necessário se aceitar como protagonista da sua vida e entender que só devemos aceitar o que nos faz bem.

Estar em paz consigo e com o mundo
Estar em paz consigo e com o mundo

OUTROS POSTS