Novidades da Angioclam

Manter a saúde em dia é fundamental para evitar doenças crônicas

21, julho 2021 | Notícias

As doenças crônicas são aquelas que, de uma forma geral, apresentam causas múltiplas e início gradual (com duração longa ou incerta), cujo tratamento envolve transformações nos hábitos de vida e um processo de cuidado contínuo, o que usualmente, não resulta em cura. Esta definição é da Portaria nº 483, de 1º de abril de 2014, do Ministério da Saúde.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 63% dos óbitos no mundo são provenientes das chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), número que no Brasil é ainda maior, alcançando a marca de 74%. Daí a importância de manter a saúde em dia a fim de evitá-las.

O que é uma doença crônica?

Uma doença crônica costuma ter desenvolvimento lento e ser de longa duração, muitas vezes acompanhando a pessoa por toda a vida. Nesse caso em específico, o mais recomendado é mantê-la controlada sempre que possível para uma convivência capaz de viabilizar o máximo de qualidade de vida.

Entre as principais doenças crônicas estão:

  • Doenças cardiovasculares;
  • Doenças respiratórias crônicas (bronquite, rinite, asma, DPO, entre outras);
  • Doenças metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemia, entre outras);
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Câncer;
  • Mal de Parkinson;
  • Alzheimer;
  • Colesterol alto;
  • Osteoporose;
  • Lúpus.

Há tratamento para doenças crônicas?

Felizmente sim. Quando falamos em doenças crônicas sempre é bom observar que o tratamento e acompanhamento, quando bem realizados, são de fundamental importância para aumentar as chances de sobrevida.

Com o auxílio de especialistas e exames torna-se possível identificar as causas da respectiva doença a fim de o tratamento mais recomendado seja ministrado. Dessa forma, por meio de medicamentos e terapias associadas, os incômodos podem ser aliviados.

Mais do que isso: com uma mudança de hábitos o paciente consegue obter mais qualidade de vida. Já as pessoas que não sofrem com doenças crônicas, por sua vez, reduzem, consideravelmente, as chances de desenvolvê-las com o passar do tempo.

Possíveis causas das doenças crônicas

Uma característica muito presente em se tratando de doenças crônicas, diz respeito ao fato de que elas costumam ter mais de uma causa associada. Entre estes múltiplos fatores relacionados podemos citar quatro muito frequentes:

  1. Obesidade;
  2. Doença congênita (adquirida no nascimento);
  3. Doença genética (alterações no DNA);
  4. Comorbidades (quando há a coexistência de doenças).
médica recomentando comidas saudáveis como maçã e brócolis
Alimentação saudável e equilibrada é muito importante para prevenir doenças crônicas/Foto: Alimento foto criado por karlyukav – br.freepik.com

É possível prevenir as doenças crônicas?

Conforme inúmeros estudos de especialistas, embora os fatores de risco devam ser levados em conta no sentido de identificar, compreender e tratar uma doença crônica, também é verdade que muitas vezes elas estão relacionadas com hábitos de vida inapropriados, os quais influenciam quanto a sua aparição e o seu desenvolvimento.

Para melhorar tanto a qualidade quanto a expectativa de vida, é recomendado incluir no cotidiano ações como uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vegetais, cereais e frutas, reduzindo, ao mesmo tempo, o consumo de industrializados, que são compostos por alta quantidade de açúcar e sódio.

Leia também: Clínica com programa de autocuidado em Lauro de Freitas. Onde encontrar?

mulher realizando atividade física para melhorar a saúde
A prática regular de atividades físicas contribui para uma melhor qualidade de vida, inclusive mentalmente/Foto: Mulher foto criado por tirachard – br.freepik.com

Atividade física e moderação

Praticar atividades físicas regularmente também é muito importante. Antes disso, consultar um médico e um preparador físico para saber quais práticas são mais recomendadas, de acordo com a sua necessidade, é essencial. Os exercícios físicos, inclusive, são essenciais até mesmo para a saúde mental, uma vez que liberam substâncias como a endorfina, hormônio responsável por promover a sensação de recompensa e bem-estar.

Evitar exageros em relação ao consumo de bebidas alcoólicas é outro fator que contribui para prevenir as doenças crônicas, bem como evitar o cigarro. O fumo, é sempre bom lembrar, aparece como o principal fator de risco para desenvolver câncer de pulmão, segundo dados da OMS.

Cuidar da saúde mental, ainda mais em tempos de pandemia, é de suma importância no intuito de prevenir as doenças crônicas. Com essa finalidade, realizar atividades que propiciem relaxamento, tranquilidade e prazer é extremamente aconselhável.

Como está a sua qualidade de vida?

Você sabia que um dos principais diferenciais da Angioclam é praticar uma medicina com foco no bem-estar e na saúde dos pacientes? Aliamos tecnologia e comodidade a uma equipe médica especializada, cujo principal objetivo não está na doença, e sim no autocuidado e na prevenção.

Como está atualmente sua qualidade de vida? Clique aqui e responda ao nosso questionário: https://angioclam.com.br/qualidade/

OUTROS POSTS