Dicas da Angioclam

Conheça a importância do autocuidado para a sua qualidade de vida

21, janeiro 2020 | Dicas

Você já teve algum autocuidado consigo hoje? Hoje em dia, na correria rotineira de nossas atividades, reservar algum tempo para tratar bem de si não é uma tarefa simples. Contudo, é de fundamental importância para a sua qualidade de vida. Quando descuidamos de nós mesmos, consequências indesejadas podem ocasionar problemas a saúde.

Mas, primeiramente, como definir o autocuidado? Autocuidado (self-care) é o conjunto de ações que cada indivíduo é capaz de promover no sentido de agregar benefícios a própria saúde e bem-estar. E por que é tão importante promover o autocuidado? Porque é uma forma inteligente e eficaz de melhorar inúmeros aspectos em prol da qualidade de vida: aumenta a autoestima, diminui os custos com a saúde e melhora as funções mentais e físicas.

Ainda que seja possível definir um significado, mapear benefícios e até mesmo trazer algumas dicas, praticar o autocuidado é uma questão muito particular, que varia de pessoa para pessoa. Por isso, o importante é identificar atitudes que façam sentido para você. Pode ser tratar melhor de sai saúde, fazer uma viagem sozinho(a), dedicar mais tempo para a leitura, separar um dia para cuidar da sua beleza ou mesmo entender que é preciso se afastar de uma pessoa, por mais que goste dela, por se tratar de uma relação tóxica.

Para a psicóloga clínica e esportiva americana Leah Lagos, o autocuidado envolve rituais básicos que beneficiam a saúde e a performance ótima. Nesse sentido, dormir bem é fundamental. Deixar de dormir o suficiente resulta em privação do sono, problema que também afeta nossa dieta. A especialista orienta seus clientes a programarem suas horas de sono de antemão e planejarem o restante de seu dia em função disso.

Rotina alimentar

Em busca do autocuidado, Lagos também recomenda seguir uma programação alimentar correta, com base em três refeições principais e dois lanches menores diariamente, nos mesmos horários. Segundo a psicóloga clínica e esportiva, uma rotina alimentar regular auxilia na estabilização do corpo, bem como proporciona um senso de segurança.

Ao mesmo tempo, procurar especialistas capazes de oferecer uma orientação adequada e lhe auxiliar em seu autocuidado é extremamente importante. Muitas vezes, tomamos iniciativas como começar a praticar atividades físicas, o que é algo positivo, mas por não termos o acompanhamento de um profissional, terminamos o dia com dores pelo corpo e prejudicando nossa saúde.

Priorizar a si

Na análise da psicóloga Naomi Bem-Ami, diretora assistente do Williamsburg Therapy Group, de Nova York, cuidar de si mesmo(a) em primeiro lugar é a melhor maneira de mostrar a seus entes queridos que os ama. A especialista gosta de utilizar a metáfora do aviso de segurança transmitido aos passageiros em viagens de avião: “Se estiver acompanhado por uma criança, coloque sua máscara de oxigênio primeiro”.

“Temos que garantir que nós mesmos estamos bem e inteiros, pois só assim poderemos cumprir nossas demais responsabilidades”, defende Bem-Ami. Uma sugestão para quem tem muita dificuldade de encontrar tempo para o autocuidado é encontrar um amigo ou parceiro que lhe cobre isso. Dessa forma é possível que funcione como uma troca, uma vez que você pode verificar se a outra pessoa anda seguindo sua rotina de cuidar de si mesmo, enquanto ela fará o mesmo com você.

Que tal começar hoje mesmo a priorizar o seu autocuidado?

Você sabia?

Em tempos de pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), a Angioclam tem seguido todas as normas sanitárias estabelecidas pelas autoridades de saúde, o que inclui o uso obrigatório de máscaras de proteção e álcool gel em suas dependências, bem como o afastamento entre as poltronas da clínica e a higienização constante de todos os ambientes.

No que diz respeito ao autocuidado, é muito importante que você mantenha a adoção de algumas práticas mesmo durante esses tempos de pandemia. Em casa mesmo é possível praticar atividades físicas e também conservar o hábito da alimentação saudável. Procure também distrair sua mente, utilizando a tecnologia para se comunicar com familiares e amigos, assistindo a filmes e séries, e colocando aquela antiga leitura em dia.

Que tal começar hoje mesmo a priorizar o seu autocuidado?

Quer saber mais? Ligue agora mesmo para (71) 3612-8383