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Como baixar o nível de triglicérides do sangue

Quarta, 26 Outubro 2016

Como baixar o nível de triglicérides do sangue

Confira quais são os alimentos que podem ajudar a baixar o nível de triglicerídeos

O que é triglicérides? 

Os triglicerídeos são substâncias de gorduras presente no nosso organismo, comum em todas as pessoas.Os triglicerídeos presentes no nosso corpo podem ser adquiridos através da alimentação ou produzidos pelo nosso próprio organismo.

Quando há um excesso de triglicerídeos circulando no sangue, damos o nome de hipertrigliceridemia.

Normalmente, um nível alto de triglicerídeos é sinal de que a sua dieta precisa de mudanças. Ou pode ser devido a um problema hereditário. Triglicerídeos são frequentemente elevados em pessoas com diabetes mal controlado, problemas nos rins ou disfunção da tireoide.

 O aumento de triglicerídeos  no sangue pode levar um indivíduo a um risco maior de desenvolver algumas doenças cardíacas, aterosclerose, pancreatite, esteatose hepática ou de sofrer um derrame cerebral (AVC) ou isquemia cerebral.  Mudanças na alimentação e estilo de vida podem ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos, além de manter a massa corporal, colesterol, diabetes e pressão arterial sob controle.

O aumento dos triglicerídeos não causa qualquer sintoma, somente o exame de sangue é capaz de demonstrar.

 Nesse artigo vamos apresentar orientações de alimentação para que você possa evitar o aumento de triglicerídeos ou baixar triglicerídeos, se for o caso.

Primeiro vamos começar com uma lista de alimentos proibidos:

ALIMENTOS PROIBIDOS

  •  Açúcar de qualquer tipo
  • Mel
  • Doces de modo geral
  • Frutas secas
  • Condimentos: maionese, catchup, mostarda
  • Carnes gordas e em excesso
  • Carne de porco
  • Manteiga e margarina com sal, banha de porco, creme de leite, chantilly
  • Embutidos: salsicha, linguiça, presunto, mortadela, salame, bacon
  • Queijos amarelos (prato, mussarela, provolone)
  • Leite integral e derivados
  •  Frituras
  • Refrigerantes e bebidas alcoólicas.

A     ALIMENTOS QUE DEVEM SER REDUZIDOS

  •  Arroz, massas, em geral, raízes (mandioca, batata, mandioquinha, cará, inhame/0, farinhas (farinha de trigo, mandioca, milho), pães, bolachas)
  • Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, soja

AL    ALIMENTOS PERMITIDOS:

  • Adoçantes.
  • Leites e derivados desnatados.
  • Queijos brancos: tipo minas, ricota e cottage.
  • Chás.
  • Carnes magras.
  • Verduras cruas ou cozidas.
  • Legumes: abobrinha, chuchu, vagem, berinjela, brócolis, couve flor.
  • Sobremesa dietética.
  • Sucos diluídos em água com adoçantes.

16     RECOMENDAÇÕES PARA NÃO ESQUECER

  1. Não fique longos períodos sem alimentar-se, respeite o horário de suas refeições;
  2. Realizar de 5 a 6 refeições diárias com volume reduzido;
  3. Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
  4. Inicie a refeição tranquilamente;
  5. Descanse os talheres em cada colherada;
  6. Sirva as refeições em prato menor, de modo a parecer que há mais alimentos;
  7. Escreva a quantidade de tudo o que foi ingerido;
  8. Varie o consumo de alimentos, pois não existe um único alimento que contenha todos os nutrientes;
  9. Substitua açúcar pelo adoçante;
  10. Utilize somente um carboidrato em cada refeição (?arroz, macarrão, batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame, pão francês, pão centeio, pão glúten, pão trigo integral, bolacha cream cracker, torradas, farinha de mandioca, farinha de trigo, farinha de milho);
  11. Dê preferência aos alimentos grelhados, assados, cozidos ou a vapor;
  12. No almoço e jantar, comece pela salada;
  13. A ingestão de fibras vegetais e cereais integrais são muito importantes;
  14.  Beba líquidos em abundância. Inclua em sua dieta água, chá na quantidade mínima de 2 litros diários. Evite consumir líquidos durante ou logo após as refeições, tome-os 1 hora antes ou após as refeições;
  15. Descubra outras atividades, que sejas agradável e exerça-as ao invés de comer, procure distrair-se para esquecer-se de comer;
  16.  Valorize a atividade física: andar, correr, pedalar, nadar.

          TREINAMENTO FÍSICO MODERADO

  • 05 minutos de alongamento;
  • 40 minutos de exercício aeróbico, com intensidade prescrita por profissional habilitado;
  • 10 minutos de exercícios de resistência muscular localizada;
  • 05 minutos de relaxamento (desaquecimento)

Você pode seguir essas orientações ou marcar uma consulta com um nutricionista para que seja feita uma dieta de acordo com suas necessidades.

Faça o pré-agendamento da sua consulta no nosso site clicando no botão abaixo ou ligue no número 71 3612-8383.

Não se esqueça de fazer exames de sangue para medir o seu nível de triglicerídeos

 Até a próxima dica Angioclam.