Personal Trainer

Personal Trainer

Como um personal trainer pode atuar na prevenção de doenças ?

O Personal Trainer atua, prescrevendo exercícios que são voltados para a melhora da saúde do ser humano. Tanto na parte da prevenção, tratamento e reabilitação da mesma.

Por que praticar atividade física?

A atividade física tem importante efeito de melhorar de forma global, nossa saúde. Tanto muscular, óssea, vascular e cardiorrespiratória. Atua no controle de peso corporal, queimando calorias. Ajuda no equilíbrio da saúde mental, através da liberação de hormônios que nos trazem sensação de bem-estar. Fortalece o sistema autoimune, servindo de proteção contra doenças crônicas.

Pacientes de todas as idades podem realizar atividade física ?

Com certeza. Desde muito criança, até a terceira idade.

Qual a melhor atividade física para o paciente Idoso?

Não existe a melhor para o idoso. Existe a melhor para a pessoa em particular. Mas os estudos indicam que a musculação, tem uma contribuição enorme na prevenção de quedas dessa população. Que é um fator determinante para afastar o idoso de suas atividades diárias e muitas vezes lhes levam a óbito.

Existem também, os benefícios do exercício aeróbico. Esse, trabalha de forma efetiva, a saúde cardiovascular e respiratória do praticante.  Ainda contribui para evitar o acúmulo de gordura no organismo e melhora a relação da insulina e glicemia no sangue.

Como a atividade física pode impactar na saúde do paciente diabético e hipertenso ?

 A atividade física melhora o funcionamento dos órgãos do corpo humano, principalmente o do coração. Tem um efeito crônico de redução de pressão arterial, fazendo com que a mesma reduza e estabilize, atenuando assim os efeitos deletérios dessa patologia.

O diabético também se beneficia com a atividade física. Tanto a musculação, como qualquer atividade aeróbica, utiliza a glicose como fonte de energia pra gerar trabalho.

Como o acometido tem uma concentração maior que o normal no sangue, isso é diminuído na presença do exercício físico, melhorando assim a resposta da insulina no organismo.

Quais pacientes não podem fazer atividade física ?  

Como isso pode ser compensado para sua saúde não ficar comprometida ?

Não existe restrição para a prática da atividade física. Existem especificidades mediante a presença de certas patologias.

Efeitos da atividade física no funcionamento gastro-intestinal. Porque é importante ?

O exercício físico pode ser benéfico ou prejudicial para o trato gastrointestinal, dependendo da intensidade do esforço e da saúde do indivíduo. Intensidades leve e moderada exercem um papel protetor contra câncer de cólon, diverticulite, coleletíase e prisão de ventre, enquanto o exercício intenso, pode provocar azia, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia e até sangramento gastrointestinal.

Eu tenho hernia na coluna vertebral , eu posso malhar? como?

Não só pode como deve. O treinamento resistido(musculação), não só serve pra trabalhar hipertrofia muscular. Dentro dessa “modalidade”, existem ferramentas que proporcionam o trabalho da musculatura do centro do corpo(core), que é fundamental para a proteção da coluna vertebral. As pessoas acometidas por hérnias, precisam de uma atenção especial no momento da execução dos exercícios. Qualquer erro pode agravar o quadro e piorar o estado da patologia. 

Se você quer o acompanhamento de um profissional de educação física, entre em contato conosco e agende sua consulta com nossa equipe de personal trainer. 

 

 

 

Instagram