Angiologia e Cirurgia Vascular

Angiologia e Cirurgia Vascular

O que é angiologia e cirurgia vascular

Angiologia é a especialidade que cuida das doenças que acometem os vasos sanguíneos (artérias e veias) e os vasos linfáticos. A Angiologia se ocupa do tratamento clínico dessas doenças e a cirurgia vascular é responsável pelo tratamento cirúrgico. Na Angioclam você pode agendar um consulta com um especialista em angiologia e cirurgia vascular. 

Doenças:

São muitas as doenças que podem ser tratadas ou prevenidas com a ajuda do Angiologista/Cirurgião vascular, dentre elas destacamos:

  • Varizes dos membros inferiores
  • Varizes pélvicas,
  • Trombose venosa profunda (TVP),
  • Trombose arterial,
  • Aneurismas (exceto aneurismas cerebrais),
  • Trauma vascular,
  • Linfedema,
  • Pé diabético,
  • Doença Aterosclerótica dos membros inferiores (DAOP),
  • Doença carotídea;
  • AVC e outras.

Na Angiologia, a tecnologia é uma aliada, com equipamentos de ponta para diagnóstico e tratamento, com ênfase para o Doppler Vascular Colorido e os Tratamentos Fleboestéticos e Funcionais.

O plano de tratamento possibilita ao paciente entender de forma clara todas as etapas dos procedimentos e se programar para a sua realização, sem percalços.

São utilizadas técnicas minimamente invasivas, como a cirurgia de varizes a laser (endolaser), laser transdermico, espuma ecoguiada, crioescleroterapia e outros.

Agendamento de consulta com especialistas em angiologia e cirurgia vascular com excelentes resultados, que impactam na saúde e estética ao mesmo tempo.

Atendemos convênios e particular.

Laser e outras técnicas para tratamento das varizes e vasinhos dos membros inferiores

lua criojet

Tratamento das Varizes

No que diz respeito ao tratamento das varizes (maiores que 3 mm) e dos indesejáveis vasinhos, tivemos grande evolução nos últimos anos com o aprimoramento de técnicas minimamente invasivas com melhores resultados estéticos, além da técnica convencional já existente.

Antes é preciso entender que varizes são veias dilatadas e doentes maiores que 3 mm de diâmetro. Os pequenos vasos, que causam frequentemente grande insatisfação estética, são aqueles menores que 3 mm, classificados como telangiectasias e veias reticulares, conhecidas universalmente como "vasinhos".

A evolução da ultrassonografia vascular colorida (Doppler colorido ou duplex scan) também contribuiu muito para este avanço. Para os pacientes, o correto é procurar o Angiologista / Cirurgião Vascular da sua confiança para avaliar individualmente o caso e definir qual o melhor tratamento. 

Confira abaixo os exames e tipos de tratamentos das varizes que nós oferecemos:

Você pode fazer um pré-agendamento da consulta com um angiologista e cirurgião vascular através do nosso site. 

Varizes dos membros inferiores

Dúvidas sobre varizes dos membros inferiores

 

O que são varizes?

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem nos membros inferiores( pernas e coxas), sob a superfície da pele . Podem ser de pequeno ,médio ou grande calibre.Estão presentes em cerca de 18% da população mundial . Acometem mais mulheres do que homens, na proporção de 3:1. As de pequeno calibre , são também chamadas de microvarizes e telangiectasias .

Depilação cera quente causa varizes?

Não. A colocação de cera quente sobre a pele pode gerar uma vasodilatação local momentânea , mas não causa varizes.

E salto alto?

Não. Essa é uma dúvida muito comum , porém não existe nenhum estudo científico que comprove que o uso do salto alto cause varizes. Nos pacientes que já tem varizes , o uso corriqueiro do salto alto costuma provocar exacerbação de sintomas como dor e sensação de peso nas pernas.

Exercício físico?

È benéfico para varizes. Considerado um fator preventivo , pois há uma ativação do sistema muscular , que ajuda a impulsionar o sangue no interior das veias. Deve-se evitar exercícios de grande impacto, principalmente nos casos de varizes mais avançados , pois podem ocasionar piora dos sintomas. O sedentarismo sim , é um importante fator para desenvolver varizes.

Quais são os principais fatores causadores das varizes?

Os principais fatores para desenvolver varizes são : história familiar de varizes , fumo , obesidade , sedentarismo , uso de anticoncepcionais , gravidez.

Quando devo tratar minhas varizes?

Sempre que existirem sintomas como : dores , sensação de peso e cansaço ou queimação nas pernas , edema ( inchaço) nas pernas, sangramento e ulcera( nos casos mais avançados) , ou insatisfação estética.

Como podem ser tratadas?

As principais modalidades de tratamento atuais são : Crioescleroterapia , laserterapia ( endovascular e transdérmico) e a microcirurgia de varizes convencional. O tratamento de escolha deve ser individualizado e adequado para cada paciente, sendo definido pelo médico angiologista e cirurgião vascular

Como escolher o tipo de tratamento

Tipo de Crioescleroterapia

A escolha do tipo de crioescleroterapia adequada para cada paciente se baseia em uma avaliação criteriosa do médico Angiologista ou Cirurgião vascular , devendo o paciente portador desses vasinhos realizar uma consulta , após a qual o médico indicará a necessidade ou não da escleroterapia e o tipo adequado , através de um planejamento do tratamento.

Exames

Doppler Vascular Colorido (DUPLEX-SCAN)

Doppler Vascular Colorido (DUPLEX-SCAN)

Doppler vascular colorido ou Duplex scan é um exame não invasivo de fundamental importância no diagnóstico e planejamento do tratamento de doenças vasculares , tais como : varizes , tromboses arteriais e venosas , aneurismas , doença carotídea , doença aterosclerótica dos membros inferiores e outras. O duplex scan proporciona uma investigação completa do sistema circulatório de diversas regiões do organismo , pois alia a imagem de ultrassonografia ao Doppler colorido , permitindo não somente a visualização dos vasos, como também o estudo da sua função, através de medidas da velocidade do fluxo sanguíneo e outras medidas.

Doppler vascular colorido ou Duplex scan – tipos: *Carótidas e vertebrais, *venoso dos membros inferiores , *arterial dos membros inferiores , *venoso dos membros superiores , *arterial dos membros superiores , *de vasos cervicais , *de artérias renais.

Prazo de entrega do resultado : 10 a 15 minutos após a realização do exame.

Fleboscopia

Fleboscopia

Exame realizado pelo angiologista para visualização direta das varizes e vasinhos com projeção de imagem na pele do paciente. Ajuda no planejamento fleboestetico do caso em questão e também na ilustração e demonstração do tratamento , facilitando a demonstração do plano de tratamento ao paciente. É utilizada tanto no consultório quanto no centro cirúrgico antes do procedimento potencializando os resultados. Muito utilizada como método auxiliar na cirurgia , tratamento de laser transdermico e outros .

Existe diversos métodos de Fleboscopia , dentre eles a transiluminacao com luz de Led utilizando os equipamentos veinlight e veinexplorer e os metodos de realidade aumentada com a utilização do accuvein .

Ultrassonografia

Tratamentos

Crioescleroterapia

Crioescleroterapia

Técnica que une o resfriamento da pele com jato de ar ultrafrio e/ ou resfriamento do agente esclerosante, com a escleroterapia (injeção de substancias no interior dos vasinhos para tratamento dos mesmos). Os agentes esclerosantes podem ser líquidos ou em forma de espuma. Os mais usados são: glicose hipertônica e espuma de polidocanol. É fundamental a escolha do agente e da melhor diluição, de acordo com o numero e tipo de vasos do paciente, bem como o tipo de pele. Comparada a escleroterapia convencional, apresenta, em geral, menos dor, menor reação inflamatória e possibilidade de potencialização dos resultados.

Endolaser

Endolaser

Técnica minimamente invasiva que permite o tratamento de pacientes com varizes e que apresentam alteração da veia safena. Substitui a técnica convencional que consiste na retirada cirúrgica desta veia, em casos selecionados. Na maioria dos pacientes candidatos, é possível, através de um pequeno furo na pele, introduzir uma fibra ligada a um equipamento de laser, guiadapelo ultrassom vascular, realizando assim o tratamento da veia safena e, às vezes,de outras varizes existentes, através da energia térmica liberada pelo laser. Esta técnica apresenta melhor resultado estético (quase sempre sem cicatriz) e excelente recuperação pós-operatória, com rápido retorno as atividades.

Espuma Ecoguiada

Espuma Ecoguiada

Substitui a cirurgia convencional de varizes em alguns pacientes, principalmente nos casos avançados, classificados como graus 4, 5 e 6 na classificação CEAP internacional. Consiste em injeções de espuma apropriada no interior das veias doentes, com auxilio de ultrassonografia vascular, causando destruição química das varizes ou da veia safena doente. Ao contrario da cirurgia, pode ser realizada no consultório, sem a necessidade de internação hospitalar.

Laser Transdérmico

Laser Transdérmico

Tipo de laser utilizado para o tratamento dos vasinhos < 3 mm (reticulares e telangiectasias). O Angiologista realiza disparos diretos nos vasinhos através do handpiece, espécie de pistola manual ligada a um equipamento especifico de laser transdermico apropriado para este método. A energia do laser atravessa a pele e atinge os vasinhos, eliminando-os. Esta técnica frequentemente é associada a outras técnicas como a crio ou escleroterapia para potencializar os resultados. A indicação deste método depende, dentre outros fatores, da analise do tipo de pele do paciente.

Microcirurgia de Varizes Convencional

Microcirurgia de Varizes Convencional

Mesmo com o surgimento de novas técnicas como o Endolaser e a Espuma Ecoguiada, descritas acima, a Microcirurgia Convencional ainda persiste como um excelente tratamento, com ótimos resultados e ainda é indicada com frequência. Pode ser associada ao Endolaser e a Espuma, para obtenção de melhores resultados a depender do paciente e da avaliação do Angiologista/ Cirurgião Vascular.

Instagram